terça-feira, 17 de setembro de 2013

Reflexo de paz


Sempre ouvi falar que quando se tem quinze anos ou dezoito, tudo parece o fim do mundo, qualquer problema parece ser grande demais para ir embora, e de repente você acha que a sua vida está sem sentido, sem direção, e parece que os problemas não tem fim. Com o tempo, fui percebendo que nada é tão oito ou oitenta, nem sempre as coisas são á ferro e fogo, na grande maioria das vezes tudo é muito simples e fácil de se entender, nós só precisamos buscar ajuda, seja com a família, os amigos, ou até mesmo com profissionais nessa área, os famosos psicólogos, os que recebem para nos ouvir. A verdade é que eu percebi que preciso me encontrar sempre em primeiro lugar, me entender, saber quem eu sou e o que quero de fato, para só depois, então, poder ter amizades saudáveis, romances saudáveis, um convívio saudável. Como nós poderemos tratar o próximo melhor se não nos tratamos bem? Se não nos damos a atenção e o cuidado necessário? Como poderemos pensar no outro primeiro sem nem pensar direito em nós? Medos, receios, traumas, passado... É claro que isso tudo incomoda, atormenta, perturba, e algumas marcas ficarão para sempre conosco, faz parte da nossa história, eu tenho uma história, e ela é cheia de momentos bons, e tem os momentos ruins também, mas eu preciso fazer um dos dois prevalecer, eu tenho o poder de escolher ser uma pessoa triste ou feliz. Por sorte eu tive essa consciência e fui atrás. Hoje posso me olhar no espelho e começar a me descrever, sem olhar como se estivesse me olhando com doze anos, menos ou mais, qualquer idade que tenha me marcado, hoje eu posso me olhar e saber que eu tenho dezoito anos e estou começando a minha história, embora ela tenha começado desde que eu nasci, hoje posso dizer que meu coração bate mais tranquilo, começo a me reconhecer. Cedo ou tarde percebemos que algumas pessoas precisam ir embora da nossa vida, elas nos ensinaram uma porção de coisas, e nós ensinamos outra quantidade para elas, são os ensinamentos da vida, são as trocas entre as pessoas, mas algumas vezes elas precisam seguir um outro caminho, e eu preciso seguir o meu. Não ficarei mais remoendo o que já passou, alimentando mágoas e rancor, hoje estou de bem comigo, uma sensação de começo de paz e recomeço de vida e alma. Acredite, nada pode nos fazer tão bem quanto o nosso reflexo interior no espelho e um sorriso verdadeiro com a sensação de que a vida pode ser meio doce e meio amarga, mas nós podemos lembrar que em breve a doçura será maior que qualquer amargura. Viva bem, viva feliz, viva sorrindo na rua olhando a lua, viva de bem com você!



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Como desfazer o nó?


Aflição: Uma palavrinha pequena capaz de estragar o dia de alguém. Ando acordando todos os dias assim, com uma aflição, uma angústia no peito e uma tristeza que não sei explicar, talvez saiba, mas não quero. Sou uma dessas pessoas sensíveis demais, que se importam demais com o que já passou, com os amigos antigos, com os dias que já me trouxeram muita felicidade, com o passado no geral. Não vejo benefício em ser assim, só os sensíveis e apegados ao passado sabem como é duro e terrível ir dormir todos os dias pensando no que se perdeu, nas pessoas que se foram por escolha ou destino, nas alegrias que já foram, nas paixões antigas, na vida que poderia ter tomado inúmeros caminhos diferentes... É como se eu tivesse um nó na garganta que ninguém e nada consegue desfazê-lo. Em algumas horas do dia até me sinto bem, tento me ocupar o máximo que posso, mas cedo ou tarde os pensamentos começam a vir sorrateiramente, um por um, até tomar conta da minha mente e me deixar com um pesar sem fim. É um choro preso e ao mesmo tempo solto, é a volta ao passado e a aterrissagem no presente, é imaginar o futuro, é lembrar o tempo todo do que já se foi e não volta, é não saber viver plenamente o presente. Preciso encontrar uma solução, preciso me livrar de todos esses sentimentos ruins, de todas essas coisas que me sufocam e me deixam triste, sem conseguir aproveitar os dias, sem deixar o meu mundo mais bonito e enfeitado. Espero que tudo isso vá embora o mais rápido possível, assim como uma tempestade quando o vento leva para longe, espero poder acordar em paz outra vez, sem angústia, sem aflição, sem choro preso ou solto, apenas acordar feliz, agradecendo por mais um dia e vivendo da melhor forma possível.